-
Arquitetos: Woods Bagot
- Área: 115000 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Trevor Mein
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar (Qatar Science and Technology Park - QSTP) é uma iniciativa chave da Fundação Qatar, em seu esforço para diversificar a economia, criar empregos altamente qualificados e estabelecer o país como uma potência econômica no Oriente Médio.
Qatar está patrocinando pesquisa e desenvolvimento da indústria de base, investindo profundamente na educação e ciência. No QSTP, o país vem construindo um ambiente de ponta para as empresas desenvolverem suas tecnologias, incluindo uma incubadora, para as start-ups.
A visão do plano mestre é criar tanto um centro físico e virtual para a economia do conhecimento - um ambiente eficiente para a pesquisa, com uma identidade única para o Qatar, de estatura global. Integrado na Cidade da Educação (Education City), o QSTP insere-se no cruzamento entre o ponto de chegada do eixo leste-oeste e a grande "espinha verde" norte-sul, que liga o campus, com outras instalações tecnológicas da cidade.
O plano abrange 123 hectares de terra, integrado com as instalações da Fundação Qatar, seu novo hospital para ensino e o novo centro de convenções. A primeira fase de construção compreende o desenvolvimento de 115.000 metros quadrados. No seu coração fica o Centro de Incubadoras (Incubator Centre - IC), com área de 12 mil metros quadrados, incorporando o centro administrativo e de negócios. Este é ladeado por um edifício de Laboratórios, com 20 mil metros quadrados.
O projeto baseia-se em referências culturais islâmicas, utilizando-se de expressões contemporâneas e tecnologias de ponta. Uma característica importante da arquitetura islâmica é o foco no espaço interior em oposição ao lado externo, ou das fachadas. Os edifícios são geralmente envoltos por fachadas duplas, que respondem ao clima da região, e os átrios internos altamente elaborados e utilizados, equivalente à dinâmica de um pátio tradicional.
A estrutura de cobertura, em forma de onda, configura-se como a espinha de circulação, a qual possui um qualidade escultural que contrasta fortemente com a horizontalidade da paisagem. O "véu" multifuncional proporciona sombreamento para as áreas externas e permite que os edifícios sejam física e simbolicamente conectados. O inchaço do "véu" sobre o Centro de Incubadoras acentua a centralidade no terreno e anuncia a grande entrada através de um átrio com pé direito de 34 metros. O véu, em seguida, estende-se para todo o terreno a leste e oeste para os edifícios ITTC e fornece proteção para os pátios.
Capitalizando sobre sua localização estratégica, o icônico Centro de Incubadoras é o núcleo do projeto. Localizado no centro do terreno em um platô elevado, parece desafiar a gravidade, como um objeto pairando, o que lhe confere uma presença subliminar na paisagem. Ao elevar o edifício, todo galeria subterrânea é entregue a áreas públicas e espaços de aluguel para comércio, bancos, agências de viagens, salas de oração e outras amenidades.